Profissionais da comissão de saúde pública de Santo André concorrem a prêmio nacional

Um trabalho desenvolvido pelas integrantes da comissão de saúde pública da seccional de Santo André, dras. Melissa Spröesser Alonso, Giovana Garofalo, Lais de Campos e Claudia Baseio, está concorrendo ao Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria “Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde”.
O concurso é promovido pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo incentivar a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no SUS e serviços de saúde.
As profissionais integram a equipe de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá (cidade que faz parte do ABC paulista) e desenvolveram o trabalho que teve como tema “Atenção Farmacêutica na diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS”.
Dos inscritos em todo o Brasil nesta categoria, a equipe de Mauá ficou entre os dois finalistas selecionados para a cerimônia de premiação, que será realizada no mês de março, na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.
O projeto descreveu os avanços alcançados após a implantação do acompanhamento técnico dos processos de ação judicial, qualificando a dispensação, reduzindo o uso inadequado de medicamentos, diminuindo gastos e fornecendo alternativas de tratamentos preconizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), com garantia de segurança e eficácia terapêutica.
“Estamos otimistas, pois nosso trabalho no município está sendo reconhecido e temos certeza de que estamos no caminho certo, proporcionando saúde de qualidade à população, através da promoção do uso racional de medicamentos e atuação do profissional farmacêutico no SUS”, disse a dra. Giovana Garofalo, uma das autoras do projeto sobre a expectativa da equipe com a aproximação do anúncio do trabalho vencedor.
O trabalho resultou da evolução da organização da assistência farmacêutica no município, que passou pela criação de uma resolução (SS 002/2011), um documento elaborado em conjunto com os profissionais da rede de saúde do município. Este protocolo tem por finalidade padronizar as ações de prescrição e dispensação e incidir diretamente na diminuição de ações impetradas contra o município para a solicitação de medicamentos não padronizados.
Clique aqui e confira a íntegra do documento divulgado no site do Diário Oficial do Município.
Em 2010, a Assistência Farmacêutica de Mauá ficou em primeiro lugar nesta mesma premiação com o trabalho “Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos”.
Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS