CRF-SP oferece curso livre de Radiofarmácia para farmacêuticos 

 

São Paulo, 24 de janeiro de 2024.

*atualizada em 17/01/25 (às 16h59 horário de Brasília)

Os farmacêuticos inscritos no seu respectivo Conselho Regional de Farmácia podem se inscrever no curso livre para habilitação em Radiofarmácia. As inscrições são realizadas via Sistema SEI. O farmacêutico cadastrará no sistema SEI e, por meio de peticionamento eletrônico no SEI se inscreverá no curso, de forma espontânea.

O prazo limite para realizar a inscrição foi prorrogado para o dia 17/01/2025 até às 16h59. O farmacêutico que não tem usuário externo do SEI liberado, deverá fazer a solicitação até o dia 16/01/2025, para assim realizar seu peticionamento de inscrição em 17/01/2025 até 16h59. 

Aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia, o curso, com início em 21 de janeiro 2025 é gratuito e composto por 160 horas, sendo 60 de aulas teóricas e 120 de módulo com prática em Radiofarmácia obrigatório*.

As aulas teóricas serão no formato on-line (aulas síncronas – on-line e ao vivo) realizadas pelo Microsoft Teams e com avaliações na modalidade presencial. 

* Já o módulo com prática em Radiofarmácia deve ser realizado de forma presencial, com duração de 120 horas, e é responsabilidade do próprio farmacêutico participante do curso buscar estabelecimentos para realização, no horário combinado e disponibilidade do local. Além disso, o farmacêutico também deve contratar um seguro de vida com os próprios recursos financeiros, conforme orientação da empresa que oferecerá o módulo com prática.

Avaliação

O farmacêutico deverá participar de uma avaliação ao término de cada módulo teórico, além de uma avaliação ao final do curso, contemplando todo o conteúdo ofertado, de modo a assegurar a competência do profissional formado.

As avaliações serão presenciais na cidade de São Paulo (em local a ser confirmado posteriormente) e não haverá substituição da avaliação caso o farmacêutico não possa comparecer no dia. Dessa forma, caso não compareça, não pontuará na referida avaliação, podendo haver prejuízo na média final.

Para a aplicação de provas, o CRF-SP firmou parceria com o CRF-AP (Amapá) e o CRF-RN (Rio Grande do Norte). Para os farmacêuticos inscritos no Amapá e região, as provas serão realizadas no município de Macapá, em local a ser confirmado. Já aos profissionais inscritos no Rio Grande do Norte, o local será definido pelo CRF-RN. 

A média final será calculada pelas notas das avaliações dos 4 módulos teóricos, da nota da avaliação final dos módulos teóricos e da nota final do módulo com prática em Radiofarmácia (conforme avaliação do relatório).

O farmacêutico só será considerado apto, ou seja, receberá o certificado, se a média final for ≥7,0 e o aproveitamento (participação) for de, no mínimo, 75% da carga horária de cada módulo teórico.

Já para o módulo prático é necessário apresentar um relatório (confira o modelo)

Importância do curso

Clínicas e hospitais utilizam os radiofármacos, ou seja, medicamentos empregados nos procedimentos de Medicina Nuclear para realizar o diagnóstico por imagem e/ou a terapia de diversas doenças, especialmente na oncologia. A área passou a expandir depois da quebra parcial do monopólio da produção e comercialização dessa classe de medicamentos, por meio da emenda constitucional (49/2006).

Com a expansão, o CRF-SP percebeu a necessidade de profissionais especializados, em especial, farmacêuticos, para suprir as necessidades do mercado em relação às atividades que envolvem o medicamento radiofármaco. A escassez de radiofarmacêuticos não é um cenário novo. No momento, o Brasil conta com um número reduzido de especialistas no setor, o que justifica a realização do curso livre que visa formar profissionais habilitados para atuar nos diferentes âmbitos da área.

Inscrições até 17 de janeiro 

A inscrição deve ser realizada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), assim como a assinatura do termo de ciência e demais processos para iniciar o curso.

O prazo limite para realizar a inscrição foi prorrogado para o dia 17/01/2025 até às 16h59. O farmacêutico que não tem usuário externo do SEI liberado, deverá fazer a solicitação até o dia 16/01/2025, para assim realizar seu peticionamento de inscrição em 17/01/2025 até 16h59. 

Confira o passo a passo

 

Programação do módulo teórico

 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.