×

Aviso

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.

INDÍCIOS DE ASSÉDIO MORAL?

 


Assédio moral muitas vezes é tema das reclamações dos farmacêuticos, porém é preciso entender quando este é caracterizado e como proceder nestes casos. Abaixo apresentamos um caso norteador:

Caso: “Venho por meio deste fazer uma denúncia de assédio moral que sofri por parte da empresa (...) na qual fui demitido por me recusar a realizar tarefas que não fazem parte das minhas atribuições como farmacêutico, tais como: cobrir folgas de balconistas, fazer sangrias, cancelamento de cupons, abrir loja e até mesmo limpeza da mesma.”

Observa-se que o profissional entende que sofreu assédio moral que é um fenômeno destrutivo das relações de trabalho. Para se configurar o assédio moral, deve-se apresentar a totalidade dos elementos caracterizadores, quais sejam: a abusividade da conduta dolosa, a repetição e prolongamento dessa conduta e o ataque à dignidade psíquica, moral ou física.

Conduta adequada:

- Conversar amigavelmente com o empregador, expondo as irregularidades trabalhistas e as atribuições de sua competência conforme Decreto nº 85.878/81 e exigir a adequação da situação de forma documentada;

- Se o empregador não regularizar a situação o farmacêutico poderá recorrer ao Sindicato dos Farmacêuticos (SINFAR) para obter orientações específicas do ponto de vista trabalhista, bem como, ao Conselho Regional de Farmácia com a finalidade de comunicar as ocorrências, nos termos do Artigo 12, inciso V, do Código de Ética Farmacêutica, Res. CFF 596/14:

- Caso se configure o assédio moral, apresentando a totalidade dos elementos caracterizadores, o farmacêutico poderá recorrer ao Poder Judiciário por intermédio do advogado do SINFAR ou outro profissional de sua confiança para requerer o reconhecimento da rescisão indireta do contrato de trabalho (Art. 483 da CLT), bem como, a eventual indenização pelos danos morais.

 

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.